Ser Cidadão

O projeto Ser Cidadão é uma iniciativa cujo objetivo é levar formação cidadã, humana, cultural e empreendedora a jovens vivendo em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo suas capacidades e promovendo mudanças na maneira como enxergam e constroem suas trajetórias de vida. Lançado oficialmente em 16 de Agosto de 2018 e iniciado em 18 desde mesmo mês e ano, é um esforço coletivo do Sabão Juá, do Serviço Social da Indústria (SESI) e a prefeitura de Juazeiro do Norte (Através da secretaria de educação do município) que será desenvolvido ao longo de um ano na Escola Maria de Lourdes Lopes de Sousa, localizada no bairro Vila Três Marias.

Os encontros pedagógicos, que serão coordenados pela Escola SESI de Juazeiro do Norte, irão ocorrer aos Sábados durante a manhã na sede da própria escola. E contemplarão entre outras formações inclusão digital, eventos literários, desenvolvimento econômico cultural, social entre outros. Em alguns destes encontros o envolvimento dos pais pretende promover a integração entre a vida escolar e a vida familiar dos alunos, buscando a participação efetiva dos mesmos na vida escolar de seus filhos e o entendimento da importância do acompanhamento e incentivo dos responsáveis para formação dos jovens.

Este projeto é uma das formas de retribuir e beneficiar uma região que acolheu de braços abertos a marca Sabão Juá e com a qual ao longo dos anos tem construído uma relação de confiança e carinho. Com ele, pretende-se com este projeto promover transformações reais nas vidas dos 45 jovens que foram selecionadas para participar do projeto de modo que estas reflitam em suas famílias, sua escola e sua comunidade.